sexta-feira, 26 de junho de 2009

sexta-feira, 12 de junho de 2009

A queda da taxade natalidade e de fecundidade no Brasil: causas e conseqüências *



Durante quase quatro séculos e meio (até 1940), a natalidade no Brasil era muito elevada, assim como a mortalidade.Isso faz com que o crescimento vegetativo seja pequeno. No entanto, a partir dadécada de 40, a situação demográfica do Brasil passa a sofrer uma transformação significativa: ocorre uma acentuada queda da mortalidade geral. Entratando, o mesmo não ocorreu com a natalidade, que permaneceu muito elevada. Para que se tenha uma idéia, a taxa de fecundidade - número de filhos por mulher - era de, aproximadamente, seis filhos. Isso acarretou u acelerado crescimento natural.
Esse comportamento demográfico fez com que a nossa população apresentasse uma característica marcante: como nesciam muitas crianças todos os anos, nossa população apresentava uma quantidade muito maior de jovens com menos de 15 anos do que de adultos. Nessa época, o Brasil era um país "jovem".
Ser um país jovem pressupõe o aparecimento de algumas dificuldades que devem ser consideradas, pois ter uma numerosa população jovem implica o enfrentamento de dificuldades econômicas que se muliplicam para atender às necessidades dessa massa crescente de jovens que precisa de escolas, moradia, hospitais e empregos para se preparar adequadamente para a vida adulta. O problema recai para os adultos, que, em última instância, são os que efetivamente trabalham e pagam impostos. Entretanto, nessa época, os adultos não formavam a maioria da população e, além dos jovens, precisavam ainda manter os idosos de nossa sociedade através de pagamentos de impostos. Essa situação gerou um grande descompasso na economia do país e foi uma das causas do agravamento dos nossos problemas sociais.

Taxas populacionais do Brasil e seu efeitos ~ ° ~


Taxas populacionais do Brasil

O crescimento da população brasileira atingiu seu auge durante a década de cinquenta. Neste período, o crescimento populacional se deu, principalmente, devido ao intenso crescimento vegetativo, ou seja, altas taxas de natalidade e uma queda nas taxas de mortalidade (IBGE,1996).

Durante a década de sessenta a taxa de crescimento populacional entrou em declínio no Brasil ,com uma rápida aceleração da tendência decrescente da taxa de fecundidade total ,Transformações sócio-econômicas e culturais tornaram possível uma queda no número de filhos por mulher no País: em 1970 a taxa de fecundidade total era de 5,76; em 1980 de 4,36; em 1985 de 3,3 e em 1995 caiu para 2,52 filhos por mulher (IBGE, 1995). Isto significa que, num período de quinze anos a fecundidade total no Brasil diminuiu em média 1,5 filho por mulher, equivalendo a um decréscimo de um filho por mulher a cada dez anos.

Reduzir; Reutilizar e Reciclar , os três Rs'


Reduzir;
Através de pequenos atos, podemos mudar nossos hábitos de vida.
Podemos passar a consumir cada vez menos, favorecendo a nós mesmos e a todo o nosso Planeta !

Reutilizar;
Vários materiais que usamos em nosso dia-a-dia e jogamos fora depois, podem ser reutilizados. Sendo muito prestativos para outras coisas, além de que não irão poluir tanto o meio em que vivemos !

Reciclar;
A reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar o lixo e reutiliza-los no ciclo de produção de que saíram. E o resultado de uma série de atividades, pela qual materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de novos produtos.

Agora você deve estar pensando " - A solução então é simples, vamos reciclar ! " . Essa pode parecer a solução ideal para o problema, mas não é ! O lixo deve sim ser reciclado, mais antes devemos tentar consumir cada vez menos , reutilizar o máximo possível , e só então reciclarmos !

quinta-feira, 11 de junho de 2009

A herança cultural do Índio no Brasil


A colonização do território brasileiro pelos europeus representou em grande parte a destruição física dos indígenas através de guerras e escravidão, tendo sobrevivido apenas uma pequena parte das nações indígenas originais. A cultura indígena foi também parcialmente eliminada pela ação da catequese e intensa miscigenação com outras etnias. Atualmente, apenas algumas poucas nações indígenas ainda existem e conseguem manter parte da sua cultura original. Apesar disso, a cultura e os conhecimentos dos indígenas sobre a terra foram determinantes durante a colonização, influenciando a língua, a culinária, o folclore e o uso de objetos caseiros diversos como a rede de descanso. Um dos aspectos mais notáveis da influência indígena foi a chamada língua geral (Língua geral paulista, Nheengatu), uma língua derivada do Tupi-Guarani com termos da língua portuguesa que serviu de língua franca no interior do Brasil até meados do século XVIII, principalmente nas regiões de influência paulista e na região amazônica. O português brasileiro guarda, de fato, inúmeros termos de origem indígena, especialmente derivados do Tupi-Guarani. De maneira geral, nomes de origem indígena são frequentes na designação de animais e plantas nativos (jaguar, capivara, ipê, jacarandá, etc), além de serem muito frequentes na toponímia por todo o território.

A influência indígena é também forte no folclore do interior brasileiro, povoado de seres fantásticos como o curupira, o saci-pererê, o boitatá e a iara, entre outros.

Na culinária brasileira, a mandioca, a erva-mate, o açaí, a jabuticaba, inúmeros pescados e outros frutos da terra, além de pratos como os pirões, entraram na alimentação brasileira por influência indígena. Essa influência se faz mais forte em certas regiões do país, em que esses grupos conseguiram se manter mais distantes da ação colonizadora, principalmente em porções da Região Norte do Brasil.

A Herança cultural e econômica do negro no Brasil


Herança Cultural

Os negros foram de fundamental importância para a formação da cultura e do povo brasileiro. Na língua brasileira existem diversas palavras provenientes da língua africana. Os negros africanos também trouxeram para o Brasil animais e plantas que aqui não havia, como, por exemplo, dendê, galinha d’angola, entre outros. Além disso, os negros também influenciaram na dança, na música, nos instrumentos, entre outros aspectos da cultura brasileira, como, por exemplo, a capoeira, berimbau, etc.

Herança Econômica

A participação dos negros na economia brasileira é um retrocesso na história, pois faz retornar ao tempo da escravidão, quer dizer, a era escravagista, antes do feudalismo tomar seu espaço. As viagens dos europeus à África e Ásia fizeram com que os negros participassem do sistema econômico vigente na época, não de uma maneira justa como mercadores, mas como escravos a serviço dos seus donos. A partir de então, os negros passaram a ser levados para terra que estavam sendo descobertas, tanto para as colônias européias como as colônias na América. E com isto, chegaram os negros no Brasil, para devastar matas, cuidar da roça, do gado, trabalhar na cana-de-açucar e dinamizar a economia da época.

Neste sentido, os negros foram fortes colaboradores para a economia brasileira, não pelo lado intelectual, mas no impulso direto da dinamização do sistema econômico. No ciclo da mineração, o trabalho era árduo e impiedoso, na busca de satisfazer os desejos ambiciosos dos Reis de Portugal que objetivavam única e exclusivamente, extrair os minérios existentes no País. Eram quilômetros e quilômetros de mata a dentro, passando todo tipo de miséria e sofrimento, com o ficto de se conseguir minerais preciosos. Do mesmo modo, aconteceu na época do ciclo da cana-de-açucar e, em fim, de toda economia, com uma escravidão de negros, de participação tão ativa e indesprezível.

Herança Cultural e Econômica do Europeu no Brasil


Entre diversos povos que formaram o Brasil, os europeus foram os que mais tiveram influência na formação da cultura brasileira, principalmente os portugueses.

A mais evidente herança portuguesa no Brasil, é a língua portuguesa, atualmente falada por todos os habitantes do país. A religião católica, credo da maioria da população, é também, consequência da colonização. O catolicismo, profundamente arraigado em Portugal, legou ao Brasil as tradições do calendário religioso, com suas festas e procissões. As duas festas mais importantes do Brasil, o Carnaval e as festas juninas, foram introduzidas pelos portugueses. Além destas, vários folguedos regionalistas como as cavalhadas, o bumba-meu-boi, o fandango e a farra do boi denotam grande influência portuguesa.

Na culinária, muitos dos pratos típicos brasileiros são o resultado da adaptação de pratos portugueses às condições da colônia. Um exemplo é a feijoada brasileira, resultado da adaptação dos cozidos portugueses. Também a cachaça foi criada nos engenhos como substituto para a bagaceira portuguesa, aguardente derivada do bagaço da uva. Alguns pratos portugueses também se incorporaram aos hábitos brasileiros, como as bacalhoadas e outros pratos baseados no bacalhau. Os portugueses introduziram muitas espécies novas de plantas na colônia, atualmente muito identificadas com o Brasil, como a jaca e a manga .

De maneira geral, a cultura portuguesa foi responsável pela introdução no Brasil colônia dos grandes movimentos artísticos europeus: renascimento, maneirismo, barroco, rococó e neoclassicismo. Assim, a literatura, pintura, escultura, música, arquitetura e artes decorativas no Brasil colônia denotam forte influência da arte portuguesa, por exemplo nos escritos do jesuíta luso-brasileiro Padre Antônio Vieira ou na decoração exuberante de talha dourada e pinturas de muitas igrejas coloniais. Essa influência seguiu após a Independência, tanto na arte popular como na arte erudita.

Conclusão - Os portugueses dentre muitos outros povos, foram os que mais influenciaram na cultura Brasileira, foram os 'colonizadores' de nossa nação.

Problemas do Lixo e a Coleta Seletiva ~ ° ~


Um dos maiores problemas da sociedade hoje em dia, é o lixo .
Com as pessoas consumindo cada vez mais, a produção de lixo vai aumentando, e já não temos espaço para tanta gente no mundo, quanto mais para todo o lixo que elas produzem.
O lixo está ficando sem lugar para ser despejado, e seu manejo incorreto pode causar serias consequências para o planeta, como o Aquecimento Global. Uma das idéias para diminuir o lixo, é a Coleta Seletiva . A Coleta Seletiva, é bem simples, é a separação do lixo antes que ele seja enviado para a reciclagem, significa, não misturar os materiais reciclavéis com o resto do lixo.
E a Coleta Seletiva pode ser feita por um só cidadão, ou até mesmo em comunidades : condominíos, escolas, clubes ...

AS DUAS REGIONALIZAÇÕES DO BRASIL ~ ° ~

As duas regionalizações em que o Brasil se divide são a - Geoecônomica e a Geopolítica - a divisão Geoecônomica, leva em conta, a economia, características populacionais, concentração de cidades e nível de urbanização. Ela divide o Brasil em três regiões, a Amazônica (Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Tocantins, Pará, Amapá, parte do Maranhão, Mato-Grosso) , Nordeste (Bahia, Sergipe, parte do Maranhão, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceára, parte de Minas Gerais, Alagoas, Paraíba, Piauí) e Centro-Sul (os demais estados Brasileiros).

A divisão Geopolítica, leva em conta, os aspectos naturais, relevo, clima, vegetação, solo (...).
Ela divide o país em Norte (AM, RR, RO, AC, TO, AP, PA), Nordeste (PB, PE, RN, CE, BA, SE, MA, AL, PI), Centro-Oeste (MT, MS, GO, DF), Sudeste (MG, SP, RJ, ES) e Sul (SC, PA, RS).

CRÔNICA

QUERO LASANHA
Carlos Drummond de Andrade
- Quero lasanha. Aquele anteprojeto de mulher - quatro anos, no máximo, desabrochando na ultraminissaia - entrou decidido no restaurante. Não precisava de menu, não precisava de mesa, não precisava de nada. Sabia perfeitamente o que queria. Queria lasanha. O pai, que mal acabara de estacionar o carro em uma vaga de milagre, apareceu para dirigir a operação-jantar, que é, ou era, da competência dos senhores pais.- Meu bem, venha cá.- Quero lasanha. - Escute aqui, querida. Primeiro, escolhe-se a mesa.- Não, já escolhi. Lasanha.Que parada - lia-se na cara do pai. Relutante a garotinha condescendeu em sentar-se primeiro, e depois encomendar o prato:- Vou querer lasanha.- Filhinha, por que não pedimos camarão? Você gosta tanto de camarão.- Gosto, mas quero lasanha.- Eu sei, eu sei que você adora camarão. A gente pede uma fritada bem bacana de camarão. Tá?- Quero lasanha, papai. Não quero camarão.- Vamos fazer uma coisa. Depois do camarão a gente traça uma lasanha. Que tal?- Você come o camarão e eu como lasanha.O garçom aproximou-se, e ela foi logo instruindo:- Quero lasanha.O pai corrigiu:- Traga uma fritada de camarão pra dois. Caprichada.A coisinha amuou. Então não podia querer? Queriam querer em nome dela? Por que é proibido comer lasanha? Essas interogações apenas se liam no seu rosto, pois os lábios mantinham reserva. Quando o garçom voltou com os pratos e o serviço, ela atacou:- Moço, tem lasanha?- Perfeitamente, senhorita.O pai, no contra-ataque:- O senhor providenciou a fritada?- Já sim, doutor.- De camarões bem grandes?- Daqueles legais, doutor.- Bem, então me vê um chinite, e para ela... O que é que você quer, meu anjo?- Uma lasanha.- Traz um suco de laranja para ela. Com o chopinho e o suco de laranja, veio a famosa fritada de camarão, que, para a surpresa do restaurante inteiro, interessado no desenrolar dos acontecimentos, não foi recusada pela senhorita. Ao contrário, papou-a, e bem. A silenciosa manducação atestava, ainda uma vez, no mundo, a vitória do mais forte.- Estava uma coisa, hem? - comentou o pai, com um sorriso bem alimentado - Sábado que vem, a gente repete... Combinado?- Agora a lasanha, não é, papai?- Eu estou satisfeito. Uns camarões tão geniais! Mas você vai comer, mesmo?- Eu e você, tá?- Meu amor, eu...- Tem de me acompanhar, ouviu? Pede a lasanha.O pai baixou a cabeça, chamou o garçom, pediu. Aí, um casal, na mesa vizinha, bateu palmas. O resto da sala acompanhou. O pai não sabia onde se meter. A garotinha, impassível. Se, na conjuntura, o poder jovem cambaleia, vem aí, com força total, o poder ultrajovem.


A geografia se interessa pela crônica, ao mostrar a insistencia das crianças hoje em dia. Que o lema é " - Queremos porque queremos e queremos agora !" . Isso não é muito bom para a sociedade , pois imaginem um mundo cheio de pessoas mimadas que querem tudo na hora delas , pessoas inflexiveis ?

sexta-feira, 13 de março de 2009

Nx Zero

Bem e Mal

O começo e o fim
Podem ser iguais,
Depende de quem vai uma resposta
A inveja que mata
Não me afeta mais
Pois o que conquistei
Tem o direito de ser meu
Entre o bem e o mal
A escolha certa
Pouco tempo pode ser demais
Pra quem sabe o que quer
Pra quem respeita a vida e assim mesmo
O tempo muda sempre cada vez mais
E dentro de você
Existe o bem e o mal e a escolha certa
A vida é curta demais
Pra sempre reclamar
E não correr atrás
Dos sonhos que almeja
O que você me diz
Não me afeta mais
Pois o que conquistei
Tem o direito de ser meu
Entre o bem e o mal
A escolha certa
Pouco tempo pode ser demais
Pra quem sabe o que quer
Pra quem respeita a vida e assim mesmo
O tempo sempre muda cada vez mais
E dentro de você
Existe o bem e o mal e a escolha certa
Então faça a sua escolha logo e se decida,
Vai querer o mal ou bem pra sua vida?
O Tempo é muito curto, não pode demorar
Escolha qual caminho você vai querer trilhar
Tudo nessa vida é merecimento
O que a brisa leva, volta com o vento
Se não se decidiu, então corra atrás
Entre o bem e o mal, eu fico com a paz.


Analisando a letra

Esta música, num todo nos transmite a mensagem de que todos temos uma escolha, temos caminhos a seguir. "Escolha qual caminho você vai querer trilhar" Este pequeno trecho me fez lembrar um pouco sobre a politica, pode não parecer, mais temos que escolher para votar alguém que a gente confie, para arcar com as consequências depois, e não ficar culpando os politicos por tudo, pois quem os colocou lá fomos nós !
Envolvendo a população como um todo no trecho " entre o bem e o mau e a escolha certa pouco tempo pode ser demais para quem sabe o que quer, pra quem respeita a vida e a sí mesmo.. " cada um tem escolhas, um pode escolher o caminho das drogas, violência, armas.. e outros podem escolher o caminho do "trabalho honesto" apenas porque se sentem bem não fazendo nada de errado, sendo éticos, por isso pouco tempo é muita coisa para quem já sabe o que quer da vida, para quem respeita a sí mesmo e as outras pessoas á sua volta.

VIDEO - http://www.youtube.com/watch?v=mYau5Px_iRg

domingo, 8 de março de 2009

POLITICA -.-

























Algumas razões desses problemas são :
- Corrupção
- Má distribuição de renda
- Falta de iniciativa tanto do governo quanto dos cidadões
Dentre muitos outros !

sexta-feira, 6 de março de 2009

Problemas Urbanos do Brasil - Corrupção

Mais um grande problema do Brasil, é a corrupção.A falta de ética e a ganância os políticos começam a desviar o dinheiro da população para suas contas bancárias.Temos que admitir que a culpa não é somente deles, pois quem os colocou no poder fomos nós. A solução para este problema é bem complicada, e vem de cada um. O cidadão tem que ter consciência e confiança no seu voto, no candidato em que ele está votando, porque depois ele não vai poder ficar colocando a culpa de tudo no seu eleito.E o politico, tem que colocar a ética em prática, cumprir com o que prometeu e levar á serio o seu cargo.

Problemas Urbanos do Brasil - Poluição Sonora

Outro problema brasileiro bastante discutido, é a poluição sonora. Causado não só pelas músicas, mais também por altos ruídos, como buzinas de carros e motores de motocicletas. A solução para este problema, creio que ainda não existe, mais então vamos ser éticos e não só respeitar a lei que diz que música alta após as dez é proibido, mais também ter paciência no trânsito, pois buzinar em um engarrafamento só vai tornar o momento mais desagradável ainda !

Problemas Urbanos do Brasil - Lixo

Mais um dos problemas urbanos brasileiros de hoje em dia é o lixo, a poluição.E a causa deste grande problema na maioria das vezes é o consumo exagerado da população, a falta de consciência das pessoas também fazem com que elas joguem o lixo em lugares inadequados.Uma das soluções mais simples para este problema é diminuir o consumo, comprando apenas aquilo que é necessário, não apenas comprar por comprar, mais sim comprar por necessidade.Outra coisa que ajudaria muito é a reciclagem do lixo, coleta seletiva.

Problemas Urbanos do Brasil - Favelas

Hoje em dia um dos maiores problemas do Brasil, são as "favelas". O motivo deste grande problema Brasileiro, é o crescimento descontrolado do nosso país.E para este ainda não encontramos uma solução, pois o nosso país a cada ano que passa a população aumenta cada vez mais, gerando mais problemas ainda !




sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009


VIDEOS ' - '

http://www.youtube.com/watch?v=IyHrzEsl9F8
http://www.youtube.com/watch?v=QRamwlQpjhw
http://www.youtube.com/watch?v=WA-PIIymzXk

Os dois primeiro videos acima, falam sobre ECOVILAS - comunidades organizadas para desenvolver atividades centradas na harmonia e no equilíbrio entre as pessoas e com o meio-ambiente -
E o ultimo tem como tema principal Cidades e Soluções !

Melhorando o MUNDO

As Metas Do Milênio serão os parâmetros para que cada brasileiro faça algo na sua comunidade, no seu espaço de atuação e vivência, doando-se um pouco mais num projeto nacional de solidariedade e ajudando a transformar a sociedade em que vive e melhorar a qualidade de vida de sua região.
AINDA FALTA MUITO PARA O MUNDO ALCANÇAR AS OITO METAS, POR EXEMPLO, VOCÊ !

O que as Redes, as Organizações Sociais podem fazer - redes de mobilização social e ONGS

1) Mobilizar toda a sua base e parceiros, para discutir como adaptar as Metas Do Milênio à realidade brasileira.

2) Discutir com toda a sua base e parceiros o que cada um pode fazer concretamente, na sua área de atuação, para o atingimento dessas metas.

O que as ESCOLAS podem fazer -
Campanhas de doação; Campanhas de redução ao desperdício; Campanhas de arrecadação de materiais fora de uso; Criação de folhetos sobre alimentação saudável;Criação de hortas populares; Cursos de alimentação enriquecida e uso integral dos alimentos; Cursos de prevenção à gravidez e às doenças sexualmente transmissíveis; Gincana da cidadania; Oficinas de reciclagem e aproveitamento de materiais; Promoção de palestras; Produção de panfletos; Programas para redução e melhor aproveitamento do lixo.

O que as UNIVERSIDADES podem fazer -
Campanhas de doação; Campanhas de redução ao desperdício; Campanhas publicitárias; Campanhas de arrecadação de material fora de uso; Capacitação profissional; Criação de folhetos sobre alimentação suadável; Criação de hortas populares; Cursos de alimentação enriquecida e uso integral dos alimentos; Cursos de prevenção à gravidez e às doenças sexualmente trans -missíveis; Debates sobre projetos de transformação social; Divulgação da participação em campanhas de combate à fome e promoção da cidadania; Estímulo à criação de cooperativas populares; Gincana da cidadania; Realização de multirões; Oficina de reciclagem e aproveitamento de materiais; Oficinas sobre cuidados infantis; Orientação de gestantes e oficinas sobre amamentação e cuidado infantil; Promoção de palestras; Produção de panfletos; Programas para redução e melhor aproveitamento do lixo; Pesagem de crianças; Campanhas contra o analfabetismo; Debate sobre projetos de transformação social.

O que as EMPRESAS podem fazer -
Através da um planejamento estratégico, as empresas podem e devem atuar com ética e responsabilidade social através de várias ações: ação Comunitária Global; Campanhas de doação; Campanhas de redução ao desperdício; Campanhas publicitárias; Campanhas de arrecadação de material fora de uso; Capacitação profissional; Criação de folhetos sobre alimentação saudável; Criação de hortas populares; Cursos de alimentação enriquecida e uso integral dos alimentos; Cursos de prevenção à gravidez e às doenças sexualmente transmissíveis; Debates sobre projetos de transformação social; Divulgação da participação em campanhas de combate à fome e promoção da cidadania; Estímulo à criação de cooperativas populares; Gincana da cidadania; Realização de multirões; Oficinas de reciclagem e aproveitamento de materiais; Oficinas sobre cuidados infantis; Orientação de gestantes e oficinas sobre amamentação e cuidado infantil; Promoção de palestras; Produção de panfletos; Programas para redução e melhor aproveitamento do lixo; Pesagem de crianças; Promoção de reflorestamento; Troca de mudas de plantas por alimentos.

O que as IGREJAS podem fazer -
Ação comunitária Global; Campanhas de doação; Criação de hortas populares; Cursos de alimentação enriqeucida e uso integral dos alimentos; Cursos de prevenção à gravidez e às doenças sexualmente transmissiveis; Debates sobre projetos de transformação social; Estímulo à criação de cooperativas populares; Gincana da cidadania; Realização de mutirões; Oficinas sobre cuidados infantis; Orientação de gestantes e oficinas sobre amamentação e cuidado infantil; Pesagem de crianças.

O que você pode fazer -
Reciclagem; Concientizar o próximo; evitar o desperdicio; reaproveitar os materiais; fazer doações de objetos que não são mais utilizados por você. E MUITO MAIS !

ENTÃO NÃO FIQUE AI PARADO, FAÇA A SUA PARTE !!

PROBLEMAS DA MINHA CIDADE ' - '

Belo Horizonte está entre os três municípios com a melhor infra-estrutura do país, atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro. A expansão urbana extrapolou em muito o plano original. Com isso foram surgindo favelas, poluição problemas ambientais e urbanos.
Com a falta de consciência dos moradores e do governo, Belo Horizonte tem tido muitos problemas com a poluição, seja de carros e ónibus e o principal, lixo pelas ruas.